60º Congresso Tradicionalista Gaúcho

Santa Maria, a cidade central do Rio Grande do Sul, sediou o 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho, onde temas de diversas matizes foram levados a pauta para discussão e aprovação, pois o Movimento a cada ano que passa se oxigena, não fica parado e busca o aperfeiçoamento, sempre respeitando e não se distanciando das raízes do movimento.
Entre as várias atividades do Congresso destaca-se a a reeleição de Erival Bertolini, um gaúcho de quatro costados, que pelo terceiro ano consecutivo assume as rédeas do Movimento. Confira o que mais foi aprovado no Congresso:
• Música tema do evento:”Grito de Alerta”, de Salvador Ferrando Lamberty e Valdomiro Maicá , escolhida por unanimidade.
• Tema anual: “O MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista” – proposta de autoria da 1ª prenda da 13ª RT Taynara Moraes e Aline Rigão de Vargas, do departamento cultural desta região
• O tema dos Festejos Farroupilhas para 2013: “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, de autoria de Rogério Bastos. A proposta enfatiza uma leitura da origem do gaúcho dentro do imaginário social, onde se encontram mitos e lendas, os contos, as histórias, e podem ser representadas através da dança, do teatro, dos desfiles e de mostras folclóricas.
• A capital do estado receberá os tradicionalistas do Rio Grande do Sul em janeiro de 2014, ano da copa do mundo. Deverá ser um acampamento temático, para que se forme um grande debate sobre o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
• Acendimento da Chama Crioula do estado em 2013: General Câmara, no distrito de Santo Amaro do Sul.
• Foi formada a turma “João de Barro”, assim denominada pelos participantes do grupo do Cfor (curso de formação tradicionalista) avançado. A oradora do grupo foi a 1ª prenda do Rio Grande do Sul, Raquel Pinheiro, e a paraninfa foi Odila Paese Savaris.
Agora vejas fotos dos peões e prendas que lá compareceram. Buena gente buena.

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

Deixe sua opinião aqui. Seu email não será divulgado.