Câmara entrega prêmio Mérito Farroupilha 2011 para Sr. Adilles e CTG Terra Nativa

Ao som do hino rio-grandense, cantado por 20 integrantes do Coral Amigos da Câmara, foi aberta na noite desta quinta-feira, dia 22, a solenidade que marcou a entrega do Prêmio Mérito Farroupilha 2011. Nesta edição, foram dois agraciados – Adilles Pedro de Souza, na categoria personalidade, e o CTG Terra Nativa, na categoria entidade, representado pela patroa Maria Cricelda Spies. A premiação está prevista na Lei Municipal n° 2.155/2010. Durante o ato, foram entregues duas placas e certificados.

O presidente do Legislativo, Leonado Hoff (PP), afirmou ser uma uma honra conduzir a solenidade, fruto de um projeto de lei apresentado pela colega e amiga Carmen Ries (PT). “O tradicionalismo verdadeiramente passou a fazer parte das pautas do Legislativo de Novo Hamburgo este ano com a entrega desse prêmio”, acrescentou.

Carmen Ries declarou que aprecia o tradicionalismo, entre outros motivos, pela importância que o movimento dá à família. “Essa foi uma das razões que me levaram a elaborar esse projeto. Isso precisa ser preservado”, frisou. A vereadora disse esperar que a premiação se estenda no ano que vem e que seja um incentivo para outras entidades.

O presidente da Casa acrescentou que, além da conduta familiar, citada pela vereadora Carmen, outros valores também são enaltecidos pelo tradicionalismo, como a ética, a moral, a fraternidade, a igualdade e a liberdade. “Sempre que pudermos reforçar esses valores precisamos fazer a nossa parte”, afirmou. Ele afirmou que todos que militam nessa área estão sendo homenageados através do CTG Terra Nativa.

Gilberto Koch (PT) disse que o CTG é muito importante para a cidade. O parlamentar lembrou ainda sua longa amizade com Adilles Pedro de Souza. Ele parabenizou a vereadora Carmen pela iniciativa. Betinho revelou que a comunidade do bairro Santo Afonso planeja ter novamente um CTG. “Precisaremos da ajuda de vocês”, disse.

Jesus Maciel Martins (PTB) afirmou que Adilles Souza é um exemplo a ser seguido por muitas gerações por causa de seu trabalho abnegado e de doação. Afirmou ainda que a história do homenageado está ligada ao tradicionalismo desde 1964. Jesus comentou que foi um dos participantes que ajudaram na construção do Galpão do Terra Nativa.

Sergio Hanich (PMDB) agradeceu a presença e parabenizou o trabalho realizado pelos agraciados. “O tradicionalismo é muito importante. Continuem seguindo essa cultura, que isso só engrandece a nossa cultura e o nosso Estado. Parabéns por tudo que vocês tem feito pela nossa comunidade”, encerrou.

Logo após a entrega dos prêmios, o Coral Amigos da Câmara voltou ao palco, com quatro canções gauchescas, entre elas João Carreteiro. Entre as autoridades presentes, estava o Conselheiro e tesoureiro geral do MTG, João Hermenegildo Pereira e o presidente da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH), José Alfredo Tessmann.

Trajetória dos homenageados

Adilles de Souza disse que era difícil falar porque estava muito emocionado. Agradeceu pela homenagem, sendo fortemente aplaudido pelo público. Sua ligação com o movimento tradicionalista teve início no CTG Tio Quincas, em Porto Alegre. Em 1974, mudou-se para Novo Hamburgo. Seis anos depois ajudou a ativar o CTG Pangaré, no bairro Santo Afonso. Por um longo tempo foi patrão do CTG Terra Nativa, agora é capataz das pilchas (tesoureiro).

Durante o seu discurso, Maria Cricelda Spies relatou a trajetória de Adilles e do CTG Terra Nativa. O grupo foi fundado em 27 de abril de 1987, e teve como primeiro patrão Olímpio de Souza. “A nossa entidade não está preocupada em trazer troféus. Eles muito nos orgulham, mas o importante é prestar um serviço à comunidade”, disse, relatando que o espaço do CTG foi ampliado para atender melhor a população hamburguense.

Premiação
O prêmio pode ser concedido no máximo a duas pessoas (personalidades e entidades), que mais se destacaram no ano em atividades que tenham promovido a preservação da autenticidade da cultura gaúcha.

A concessão será feita através da Câmara Municipal de Vereadores. As indicações deverão ser feitas pelos Centros de Tradições Gaúchas-CTGs, que apontarão os nomes dos homenageados, escolhidos pelos parlamentares.

Veja as fotos da solenidade:

Texto Cris

 

Um comentário para “Câmara entrega prêmio Mérito Farroupilha 2011 para Sr. Adilles e CTG Terra Nativa”

  1. Joel Gross
    23 de setembro de 2011 em 21:30 #

    Nada do que possamos dizer pode acrescentar algo naquilo já conquistado pelo homenageado, Sr. Adiles o senhor faz parte da história do tradicionalismo, parabéns esse legado certamente será seguido por todos que trazem no peito o amor por essa terra.

Deixe uma resposta

Deixe sua opinião aqui. Seu email não será divulgado.